top of page

Ursula von der Leyen com o presidente do Brasil, Lula da Silva

Declaração à imprensa


Caro Presidente Lula,

É um enorme prazer recebê-lo aqui em Bruxelas, após o caloroso acolhimento que recebi em Brasília no mês passado. Quero agradecer-lhe a sua participação na Cimeira UE-CELAC. A sua presença dá-lhe uma dimensão histórica. Esta é a primeira cimeira entre a União Europeia e os nossos parceiros da América Latina e das Caraíbas em oito anos. E o mundo mudou muito durante esse período. Atravessámos uma pandemia mundial, temos uma guerra de grande escala no solo europeu e estamos confrontados com o desafio geracional das alterações climáticas. E por isso precisamos dos nossos amigos próximos ao nosso lado nestes tempos de incerteza.

E é por isso que me congratulo com o ressurgimento do Brasil como ator de primeiro plano na cena mundial. É um ressurgimento oportuno, que já está a dar um impulso positivo à parceria estratégica entre as nossas duas regiões. Queremos trabalhar em estreita colaboração consigo para dar resposta aos maiores desafios do nosso tempo. Queremos debater hoje como interligar melhor os nossos cidadãos; como estabelecer uma ligação mais estreita entre as nossas empresas; como reduzir os riscos que pesam sobre as nossas cadeias de aprovisionamento, reforçá-las e diversificá-las; e como modernizar as nossas economias de forma a reduzir as desigualdades e a beneficiar todos.

Tudo isto está ao nosso alcance se conseguirmos levar a bom porto o acordo entre a UE e o Mercosul. A nossa ambição é resolver as diferenças remanescentes o mais rapidamente possível, para que possamos concluir este acordo. Queremos ser um parceiro que celebre convosco um acordo mutuamente vantajoso, um acordo em que ambas as partes saiam a ganhar.

Entretanto, compraz-me anunciar que a União Europeia investirá fortemente na América Latina e nas Caraíbas. E investiremos de forma a beneficiar as comunidades locais e a criar emprego de qualidade. Daqui a uns minutos, abriremos a Mesa-Redonda Empresarial e debateremos com os parceiros comerciais estes investimentos e a forma de alcançar os melhores resultados.

Uma vez mais, seja muito bem-vindo a Bruxelas. É um enorme prazer tê-lo conosco, presidente Lula.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page