top of page

A nutricionista da deputada

Assessora de Zanatta atende em SC durante expediente da Câmara

ree
ree

No dia 23 de julho de 2024, Júlia Zanatta foi às redes sociais criticar a colega Érika Hilton, do PSOL de São Paulo, ecoando acusações de que a parlamentar paulista remuneraria maquiadores com dinheiro público, por meio de cargos de gabinete. Era de se esperar, portanto, que Zanatta evitasse qualquer situação semelhante. Não é o caso.


Em 30 de abril de 2024, Zanatta nomeou em seu gabinete, como secretária parlamentar, a nutricionista especializada em saúde da mulher Ana Julia Rodrigues Monteiro. No cargo, com jornada de 40 horas semanais, ela recebe remuneração bruta de R$ 4.976. Desde o ano passado, portanto, Ana Julia já recebeu mais de R$ 74 mil de dinheiro público.


Trecho do Boletim da Câmara dos Deputados de 30 de abril de 2024 | Reprodução
Trecho do Boletim da Câmara dos Deputados de 30 de abril de 2024 | Reprodução

Pelas regras da Câmara, não é permitido ocupar o posto realizando atividades incompatíveis com o expediente. Apesar disso, Ana Julia segue atuando como nutricionista, com uma clínica própria em Imbituba, município a 96 km de Florianópolis e 115 km de Criciúma, cidade natal de Zanatta.


A reportagem entrou em contato pelos canais de agendamento divulgados pela nutricionista e constatou que ela oferece horários de consulta que coincidem com o expediente da Câmara.


Uma paciente ouvida pelo Intercept Brasil relatou ter sido atendida por Ana Júlia em seu consultório, numa segunda-feira, durante o horário comercial — período em que a servidora deveria estar trabalhando em Brasília ou no escritório político de Zanatta. A apuração também identificou que, às quintas-feiras, Ana Júlia atende na clínica privada Ódena Saúde da Mulher, em Tubarão, no interior catarinense.


magem do consultório de Ana Júlia em Imbituba: dados de CPF são os mesmo de funcionária da Câmara
magem do consultório de Ana Júlia em Imbituba: dados de CPF são os mesmo de funcionária da Câmara

Além dos atendimentos, Ana Julia tem uma intensa atividade nas redes sociais. Ela publica de quatro a seis vezes por semana sobre nutrição e vida pessoal, sem qualquer menção a atividades políticas. Disponibiliza links para agendamento de consultas e, em novembro de 2024, já lotada no gabinete, chegou a anunciar serviços de mentoria.


Em suas redes, Ana Julia não esconde que é casada com o advogado Pedro Henrique Monteiro, procurador-geral de Imbituba, vice-presidente da OAB local e sócio do escritório Monteiro Advocacia. Até pelo menos dezembro de 2024, ele atuou como advogado de Zanatta.


Ana Julia e Pedro Henrique em foto publicada nas redes sociais | Reprodução/Instagram
Ana Julia e Pedro Henrique em foto publicada nas redes sociais | Reprodução/Instagram

Naquele mês, representando a deputada, Monteiro protocolou queixa-crime contra a ex-senadora Ideli Salvatti, do PT de Santa Catarina, e o presidente do Sebrae e ex-deputado federal Décio Lima, também do PT catarinense, acusando-os de calúnia por postagens nas redes sociais.


Pedro também representou a congressista em outras ações, que chegaram a ser divulgadas por ela com elogios ao trabalho do advogado, e seu escritório ainda a assiste judicialmente.


Questionada pelo Intercept, Ana Julia admitiu que conheceu Zanatta através de seu marido e disse não ver incompatibilidade entre as funções de nutricionista e secretária parlamentar. Ela afirmou ainda que cumpre tarefas de “representação política” para a deputada federal, ressaltando que, quando demandada, trabalha nos finais de semana.


Nós também questionamos Júlia Zanatta e o advogado Pedro Henrique Monteiro sobre as informações apuradas. Até o momento, não houve resposta. O espaço segue aberto.



Comentários


humaniza sc Logo quadrado transparente.png
Entre em contato
Participe de nossas redes
  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • X

© 2025 Por Movimento Humaniza SC  Desenvolvido por Beecomm Negócios digitais

bottom of page