Riscos e Desafios para a Democracia
Nesta terça-feira, 24 de setembro, o HumanizaSC realizou um evento online para discutir a influência que as Redes Sociais exercem na sociedade.
O fenômeno é estudado em todo o mundo que, aparentemente, se preocupa com os abusos a que usuários das redes são submetidos. A regulamentação, que já existe em vários países, anda a passos lentos no Brasil; o mote da "liberdade de expressão" vem sendo utilizado por aqueles que propagam mentiras, discursos de ódio, racismo e todo tipo de perseguição ideológica financiada por sabe-se lá quem.
Nossos convidados:
Pedro Barciela, nasceu em Sorocaba-SP, e é Analista de Redes Sociais. Trabalha e pesquisa na área de monitoramento de redes sociais desde ano de 2014, com ênfase em monitoramento de cenários ligados ao debate político. Estuda e pesquisa análise de redes a partir de cursos focados em Análise de Redes em Mídias Sociais. Atua, desde então, com foco em análise de redes/monitoramento voltado para temas ligados à política latino-americana nas redes sociais online. Participou de processos eleitorais em mais seis países, e diversos estados e municípios brasileiros.
Escreve no blog "Essa Tal Rede Social". E é colaborador permanente do ICL- Instituto Conhecimento Liberta, contribuindo com análise das mídias e redes sociais do ICL notícias.
Leandro Demori nasceu em São Miguel do Oeste SC, é jornalista e escritor especializado em jornalismo investigativo com ênfase em sistemas mafiosos. Foi editor-executivo do site The Intercept Brasil, de 2017 a 2022.
Em junho de 2019, liderou a cobertura do caso que ficou conhecido como Vaza Jato, vazamento de conversas travadas no aplicativo Telegram entre o ex-juiz Sérgio Moro e o promotor Deltan Dallagnol, além de outros integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato.
É autor do livro Cosa Nostra no Brasil, a história do mafioso que derrubou um império, que conta a vida do mafioso italiano Tommaso Buscetta.
Entre inúmeros prêmios e reconhecimentos no jornalismo investigativo Demori foi eleito um dos principais blogueiros da década de 2000 por seu trabalho como editor do blog A Nova Corja e sua reportagem sobre o aparato de espionagem da Fiat do Brasil durante a Ditadura Militar foi finalista, em 2019, do Prêmio Vladimir Herzog.
Atualmente Leandro comanda as manhãs jornalísticas do canal ICL notícias no YouTube.
Assista, abaixo, a íntegra do encontro mediado pela diretora do HumanizaSC, a Ex Senadora por SC Ideli Salvatti, e contou com a participação dos parceiros do evento:
UFSC, UFFS, IFC, IFSC e UDESC CEART.
A Live foi produzida pela TV UFSC e compartilhada pelos parceiros.
留言