top of page

Oficio do IMHSC ao Sr. Reitor da UFSC

Ofício 01/2023 – MHSC 

Ao Senhor Reitor da UFSC Prof. Irineu Manuel de Souza

Ref. Relatório e Recomendações da Comissão da Memória e Verdade (CMV/UFSC)

Prezado Reitor, 

O Instituto Humaniza SC, que nasceu como um movimento social, tem atuado em defesa da paz e dos direitos humanos, especialmente em nosso Estado, diante de comprovadas ações violentas, não apenas verbais, patrocinadas por grupos neonazistas, fascistas e antidemocráticos. 

O discurso de ódio e a mentira, utilizado por pessoas, grupos e por personalidades públicas e privadas, precisa ser combatido em todos os espaços, particularmente em ambiente escolar. A verdade sobre episódios e condutas, que marcaram tristemente a história da humanidade, precisa ser sempre lembrada como um modo de se evitar e combater a barbárie e o autoritarismo, que teimam em retornar, de forma camuflada ou com novas vestes, atraindo pessoas e as iludindo como sendo essa uma solução às nossas mazelas sociais e políticas. 

É com esse alerta e entendimento sobre o delicado momento que atravessamos, que nos dirigimos ao Senhor, enquanto Reitor e Presidente do Egrégio Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina, para solicitar que seja dada providência às recomendações contidas no Relatório final da Comissão da Memória e Verdade (CMV/UFSC) – já aprovado pelo CUn em 25/09/2018 – por meio do apoio institucional ao melhor e pronto funcionamento da Comissão para encaminhamento das Recomendações da Comissão Memória e Verdade na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituída em 28 de março de 2023 pela RESOLUÇÃO Nº 7/2023/CUn. 

Tais recomendações são, a nosso ver, as que darão objetividade e materialidade ao necessário reparo às vítimas, a devida correção quanto à verdade dos fatos e na construção de um novo sistema institucional para que se evite, no presente e no futuro, erros de condutas que comprometam a verdade, a justiça e a paz social. 

Certos de sua compreensão e das devidas providências, reiteramos nossa disposição de atuação conjunta no combate aos que atacam e violam o estado democrático de direito. 

Atenciosamente, p/ Diretoria do Instituto Humaniza SC Dra. Suzan Zilli Florianópolis, 08 de maio de 2023.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page