top of page

50 ANOS DO GOLPE NO CHILE

HUMANIZASC exibiu filme de Patricio Guzmán sobre Salvador Allende


No dia do aniversário de 50 anos do Golpe Militar no Chile, ocorrido em 11 de Setembro de1973, o Movimento Humaniza Santa Catarina promoveu a exibição do filme-documentário de Patricio Guzmán chamado SALVADOR ALLENDE.

O evento organizado pelo 757 CINECLUBE da Universidade Federal de Santa Catarina às 18h30, no Teatro Carmem Fossari, no bairro da Trindade, em Florianópolis, e foi apoiado pela APUFSC, PROIFES, UFSC SECARTE, DAC, SEAD UFSC, além da Vereadora de Florianópolis Carla Ayres e dos Deputados Estaduais Neodi Saretta, Padre Pedro e Marquito.

O filme narra a vida do médico Salvador Guillermo Allende Gossens, nascido em Valparaíso, desde sua infância até a morte no Golpe Militar que derrubou o governo eleito pela via democrática em 1970.

Um dos fundadores do Partido Socialista Chileno, foi eleito a diversos cargos parlamentares. Foi Ministro da Saúde de 1939 a 1942.


Plateia do 757 chegando para a exibição do filme SALVADOR ALLENDE

Logo após a exibição, foi realizado um debate entre o cineasta Zeca Pires, diretor do documentário ANAUÊ, e Waldir Rampinelli, Professor Titular de História da UFSC e membro do IELA – Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina.


Início do debate

O MOVIMENTO HUMANIZA SC transmitiu o debate AO VIVO pelo canal do Youtube.

Vale a pena conferir as palavras dos debatedores sobre o episódio do 11 de Setembro de 1973 que derrubou o governo legítimo e levou à morte o Presidente chilena Salvador Allende.


Siga o @humanizasc nas redes Sociais e nos ajude a falar sobre Democracia e Paz, a combater o ódio e a intolerância em Santa Catarina e no Brasil.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page