Flávio Dino anuncia operação integrada contra neonazistas
Publicado por Yurick Luz
Na manhã desta sexta-feira (21) o ministro da Justiça, Flávio Dino, foi às redes sociais anunciar uma operação integrada contra crimes ou atos infracionais cibernéticos, com a coordenação da equipe do Ministério da Justiça e participação dos Estados.
Segundo Dino, “um dos adolescentes investigados possuía perfis de culto a símbolos nazistas, incluindo imagens de automutilação e a cruz suástica”.
O ministro afirmou também que o jovem “além de idolatrar e propagar imagens de assassinos de massacres escolares, praticava por meio desses perfis apologia e incitação a crimes contra a vida, bem como divulgava link de acesso a um grupo de mensageria, onde conteúdos proibidos de tortura, pedofilia, crueldade contra animais e pessoas são compartilhados”.
Dino ainda ressaltou que precisamos ter “força e fé” em relação a esses episódios: “Uma das tragédias do nosso tempo. Muito triste. Mas tenhamos força e fé”, escreveu o ministro em sua conta no Twitter.
Tweet do Min Flavio Dino – 21/07/23 – 07h16
Vale destacar que Polícia Civil de Santa Catarina, com apoio de órgãos de segurança pública do Paraná, do Rio Grande do Sul e de São Paulo, realizou uma operação, no último dia 11, para combater grupos ligados ao neonazismo. foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão
As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades catarinenses de Florianópolis, Blumenau, Joinville e Curitibanos. No Paraná, a operação englobou as cidades de Curitiba, Maringá e Marialva e, no Estado do Rio Grande do Sul, Nova Petrópolis e Passo Fundo. Em São Paulo, foram feitas buscas em Praia Grande, no litoral paulista.
A Polícia Civil de Santa Catarina afirmou que a ação do dia 11 é um “aprofundamento” das investigações da Operação “Gun Project”, realizada em 20 de outubro do ano passado.
Comments