top of page

Tabacaria em SC vende réplica do dedo de Lula

PT diz que irá à Justiça


A Maktub Tabacaria e Head Shop tem cinco lojas em cidades do litoral catarinense e é especializada em produtos voltados para o consumo de maconha (crédito: Alex Stein)

O Humaniza Santa Catarina compartilha matéria publicada no Diário do Centro do Mundo – DCM com o caso absurdo da Tabacaria, em Itajaí, que expõe para venda réplica do dedo amputado do Presidente Lula.

***

A rede catarinense Maktub Tabacaria e Head Shop, com cinco lojas em cidades do litoral e norte catarinense, exibe em suas vitrines um produto que seria a reprodução do dedo mindinho que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu em uma máquina quando ainda era metalúrgico. O item conta ainda com um suporte que é uma estrela do Partido dos Trabalhadores, como se pode ver na imagem acima.

A rede possui lojas nos municípios de Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí. A foto acima foi tirada neste domingo (25), em Itajaí, e é da unidade da tabacaria que fica na avenida Oswaldo Reis, dentro de uma loja da rede de supermercados Giassi, uma das três maiores do estado.

Quem fotografou e enviou a imagem ao DCM foi o dirigente do PSOL Alex Stein, que se indignou com o produto à venda na rede catarinense, ligando a comercialização deste artigo na tabacria a outros episódios recentes ocorridos no estado de Santa Catarina.

Disse à reportagem o dirigente do PSOL:

“Jair Bolsonaro perdeu (mesmo com toda estrutura e dinheiro públicos utilizados de forma criminosa para barrar eleitores de Lula, no 2º turno), mas o fascismo, travestido nos últimos anos pela alcunha de bolsonarismo, segue atuante em estados como Santa Catarina. E em Itajaí, 2º maior PIB do estado, ainda é grande o número de pessoas que seguem atuando de forma criminosa, tentando intimidar a população.

Precisamos colocar um basta definitivo nesse tipo de atitude criminosa e esperamos que os órgãos estatais de garantia da nossa legislação hajam de acordo com o que manda a Constituição da República Federativa do Brasil.”

O presidente municipal do PT em Itajaí, Gerd Klotz, também falou com o DCM acerca do caso, e informou que o partido estuda as medidas jurídicas que pode tomar para tirar o produto de circulação. Disse também:

“O ato em si é torpe e indigno. Visivelmente é um ato discriminatório ao presidente Lula, que perdeu um dedo em um acidente de trabalho quando ainda jovem, como milhares de trabalhadores brasileiros já foram vítimas de acidentes por falta de medidas de segurança.

A simples exposição pública deste artigo, que acontece dentro de uma filial da rede de supermercados Giassi, parece ter a intenção de incitar ao ódio político e por consequência a discriminação por uma deficiência física, atitudes inaceitáveis para a convivência social pacífica e que atenta contra a dignidade da pessoa humana e o Estado Democrático e de Direito”.

O DCM procurou Nailson Crispim Correia, cujo nome consta na razão social da rede de tabacarias, por telefone e por mensagens de WhatsApp, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Além do “dedo de Lula”, bebidas e cigarros, a tabacaria vende também produtos utilizados para o consumo de maconha, como papel para cigarros (chamado de “seda”), “dichavadores” para triturar a maconha antes de enrolar a erva em forma de cigarros, piteiras e até bebidas que contêm a planta em sua composição.


Bebidas que contêm maconha em sua composição estão à venda na tabacaria Maktub (crédito: reprodução)


Além da postura antipetista, a tabacaria Maktub dentro do supermercado Giassi abraça a causa da liberação da maconha no Brasil (crédito: reprodução)

***

Publicado por Vinicius Segalla e atualizado em 25 de junho de 2023 às 21:27

FONTE: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/tabacaria-em-sc-vende-replica-do-dedo-de-lula-pt-diz-que-ira-a-justica/

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page