Itapema, Santa Catarina – 1a. Edição
Araxá é uma palavra de origem indígena que quer dizer: “Lugar alto de onde se vê mais longe”. Este é o sentido da instituição, ser instrumento para que pessoas e comunidades tenham voos maiores. O Movimento de Araxá (reconceituação do Serviço Social no Brasil) também inspirou a escolha deste nome, pois relacionado com nossa busca por constante aprimoramento dos instrumentos de garantia e defesa de direitos. Somos uma organização da sociedade civil, associação privada sem fins lucrativos, de caráter socioassistencial que atua com atendimento, assessoramento e defesa de direitos, na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis de ONU.
É com imensa honra que o Instituto Araxá traz para conhecimento para as redes o “Mapa das Violências Contra as Mulheres de Itapema” referente ao ano de 2022. O Mapa traz consigo dados do sistema de justiça, de segurança e de proteção social. Nele, é possível ter acesso aos dados referentes as violências sofridas por mulheres no que se refere ao tipo, território de ocorrência, faixa etária, números referentes a medidas protetivas, feminicídio e inquéritos abertos e distribuídos. Itapema infelizmente não foge da curva acentuada de violências contra mulheres que permanece em Santa Catarina. Trazer o mapeamento inicial da rede de atendimento a mulher vítima de violência é a contribuição da equipe do Instituto Araxá para que a política de proteção e garantia de direitos da mulher seja melhorada, valorizada e articulada no território de Itapema e Santa Catarina.
Dispor de um mapa capaz de identificar os números das violências sofridas por mulheres em Itapema é a contribuição inicial que Instituto Araxá tem a fazer para a proteção das sujeitas de direitos que são as mulheres de nosso país.
DIEGO CABALHEIRO Presidente do Instituto Araxá
A seguirr, o Mapa completo para baixar, em .pdf
Comentários