top of page

Interferência dos EUA da ditadura à Lava Jato

São vários os casos de intromissão em assuntos domésticos brasileiros


Recentemente, o Presidente Lula participou de evento de retomada das obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e foi duramente criticado, pela oposição e parte da imprensa, por ter dito:

“(…)alguns juízes e procuradores desse país subordinados ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que não queriam e nunca aceitaram que o Brasil tivesse uma empresa como a Petrobras”.

A frase se refere à Operação Lava Jato, comandada pelo ex-juiz Sérgio Moro e pelo ex-procurador Deltan Dallagnol. Vale lembrar que toda a operação foi considerada contaminada por imparcialidade pelo STF.

Além disso, houve a revelação de grampos telefônicos à então presidenta Dilma Rousseff e a própria Petrobrás, divulgados por Edward Snowden, que rendeu, até, pedido de desculpas formais por parte do governo norte-americano.

O Humaniza Santa Catarina foi buscar documentos e reportagens comprovando a real interferência do governo dos EUA em assuntos domésticos do Brasil.

Abaixo, publicamos texto extraído do site Consultor Jurídico de 10/04/2021, cujo título JORNAL FRANCÊS MOSTRA COMO OS EUA USARAM A “LAVA JATO” PARA SEUS PRÓPRIOS FINS remete a matéria publicada pelo periódico francês LE MONDE.


clique para acessar

Em passado um pouco mais distante, nos anos 1970, também há provas da interferência norte-americana no Brasil. As informações à seguir foram disponibilizadas pelo governo do Estados Unidos, e são públicas.

Um memorando da Diretoria Geral da CIA ao então Secretário de Estado Henry Kissinger, datado de 11/04/1974 relata conversa do ditador brasileiro Ernesto Geisel com membros do CIE – Centro de Inteligência do Exército, incluindo o Gen João Figueiredo que se tornaria o ditador na sequência de Geisel.

Nesta reunião, trataram de manter a política de assassinar “opositores subversivos perigosos”, a exemplo dos 104 assassinados pelo governo ditatorial anterior, de Emílio Médici.

Na sequência, publicamos um vídeo da TV BRASIL comentando sobre documentos da CIA sobre a ditadura militar e os crimes cometidos pelo ditador Ernesto Geisel.


Portanto, não faltam elementos e provas que indicam forte ingerência em temas internos do Brasil. Nossa soberania é relativa e depende do governo de plantão.

FONTES: Links das chamadas na imagem de abertura

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page