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ATAQUE ÀS ESCOLAS NO BRASIL

Análise do fenômeno e recomendações para ações governamentais


Em Junho de 2023, a portaria n° 1.089 do MEC criou um Grupo de Trabalho de Especialistas em Violências nas Escolas para, além de apresentar discussões atualizadas de pesquisas científicas sobre extremismo e violência contra as escolas, identificar possíveis causas dos ataques às escolas, e propor políticas de enfrentamento ao problema

Foram colhidos uma série de dados para análise e compreensão do fenômeno cujo objetivo foi propor caminhos para ações governamentais e formulação de políticas públicas.

Entre esses dados, estão:

  1. Os ataques de violência extrema contra as escolas (ataques às escolas) são um fenômeno contemporâneo e refletem a expressão mais trágica das violências contra as escolas.

  2. As violências extremas contra as escolas compõem o universo das violências nas escolas.

  3. O extremismo é o elemento central dos ataques às escolas.

  4. A cooptação de adolescentes é comum, e a misoginia e o racismo desempenham um papel crucial nesse processo.

  5. Os ataques de violência extrema contra as escolas são frequentemente praticados por alunos e ex-alunos, quase sempre como uma reação a ressentimentos, fracassos e violências experienciadas na vida e na comunidade escolar.

  6. O bullying (perseguição sistemática) é parte do problema mas, sozinho, não explica a ocorrência do fenômeno da violência extrema contra a escola. O fenômeno é multicausal, ou seja, diversos fatores associados produzem a ocorrência de um ataque. Tampouco a motivação dos ataques pode ser reduzida apenas a questões de saúde mental dos perpetradores, ainda que sejam um aspecto significativo, entre outros.


No documento abaixo, disponível para download, está a íntegra do resultado das análises e soluções proposto pelo GT composto por 68 membros sob relatoria do Professor Daniel Cara, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Ajude o Instituto Movimento Humaniza SC no combate ao ódio e à intolerância.

PIX – 52.180.243/0001-52

Boa leitura.

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