Por Ane Wisbeck
A função social da escola está ficando aquém do esperado. A escola é o primeiro espaço de convivência social ampliado, de conviver em comunidade, em diversidade e de aprender esse viver. Como a criança, o adolescente e o jovem irão interagir e integrar-se nesse meio vai depender de como será este espaço educacional e de como será conduzido esse espaço.
A função social da escola prevê uma formação cidadã , pautada em conhecimento, respeito, solidariedade, humanidade e transformação da sociedade para a igualdade de direitos.
Partindo dessa premissa a escola é um espaço de aprender em toda a sua potencialidade e armas dentro da escola são contrassenso com o que almejamos e projetamos para a educação e sua função.
Armas são por si só, instrumento de opressão, nada condizente com os espaço acolhedor e diverso que é necessário para o ensino/ aprendizagem.
A polícia é o agente opressor, resultando tanto quanto o armamento.
O caminho para a paz dentro das escolas é projetar cidadãos comprometidos com o outro e isso se faz com inclusão, debate de gênero, combate ao racismo, combate a LGBTfobia e a todo tipo de opressão e preconceito. É fazer da escola um espaço laico. É acolher e sensibilizar que neste espaço, há espaço para todas, todos e todes com acolhimento e afeto.
Ane Wisbeck Movimento Feminista da Diversidade
Na foto maior estão Ane Wisbeck, Miriam Hoffmann, Carolina Brusch e Maridete de Fátima Pinheiro Soares da Silva
Comments